segunda-feira, 19 de março de 2012

Museu Charles Chaplin

 Museu Charles Chaplin


  Com inauguração prevista para 2013, o Museu Charles Chaplin,situado no coração da riviera Suíça, é um surpreendente tributo  à vida e à obra de grande artista.Ocupando uma área de cerca  de 3.000 metros quadrados, o museu  proporcionará descobertas,  experiências e emoções  numa simbiose do mundo cênico, cinematográfico e virtual.
  A visita ao local será um passeio de três horas através de uma história repleta de sensibilidade, revelação e emoção, exibindo a mansão onde Charlie Chaplin viveu  e apresentando um novo salão de exposição no centro de um território de 14 hectares agraciados com jardins, trilhas e terraços oferecendo uma vista deslumbrante de um lago no esplendor alpino que é Suíça.
    Uma visita ao Museu Charles Chaplin será uma incrível viagem no tempo.
    Uma experiência única, espetacular e esmagadora.


                                                        Palavras de Michael Chaplin


  A respeito da criação do Museu Charles Chaplin,o presidente da fundação, Michael Chaplin, filho de Charles, escreveu:
     " Nossa família está muito entusiasmada pelo apoio à criação do Museu Charles Chaplin nas terras de nossa última residência, situada em Corsier - Sur- Vevey, na Suíça. Com seus 3 mil metros quadrados de exibições fundamentais e inovadoras, o museu dedicado à vida e ao trabalho de Charles Chaplin, se destacará como uma nova referência museográfica, utilizando os mais recentes avanços tecnológicos em todas as suas diversas atrações.
     Nosso pai sabia como contar histórias. Sabia como nos fazer rir e possuía um grande senso humanitário. Um museu dedicado à sua existência e carreira é uma grande honra para ele e para todos nós, mas, acima de tudo, é uma homenagem à vida. Nós acreditamos que ele se sentiria muito orgulhoso em compartilhar sua casa com o mundo e estamos honrados por fazer parte deste projeto".




                            Um dos canteiros favoritos de Chaplin, em sua casa na Suíça

        Os visitantes serão colocados em contato com a intimidade de Chaplin, seus objetos pessoais, como álbuns fotográficos, enquanto passeiam pelos cômodos da casa.




         Em todo o percurso, telões de alta definição e projeções em 3D, exibirão as cenas mudas,em preto e branco que entraram para a história. A criatividade de Chaplin ganhará destaque em ambientes que reproduzem cenários de seus filmes e exibem as vestimentas de seus personagens , tudo ao som de suas composições musicais.






Caminhando sobre uma estrutura de metal e vidro, o visitante
pode observar cenários de filmes de Chaplin


       Mais do que um museu, ali se encontra também um centro cultural, com  exposições permanentes e temporárias, apresentações cinematográficas, um fórum ao ar livre, programas culturais, vários festivais e uma galeria de arte atraindo os melhores artistas gráficos de todo o mundo.
        A imensa área que um dia foi a residência dos Chaplin, conta com caminhos para pedestres,ciclovias, área de estacionamento de carros e ônibus, bilheterias automáticas. Ali , o visitante encontrará o Restaurante Limelight e a Boutique Carlitos.


        Toda a estrutura do Museu Charles Chaplin utiliza energia renovável. O custo do projeto já ultrapassa o valor de 30 milhões de euros. A obra demorou a sair do papel, pois os moradores daquela área se opuseram à relização da mesma, temendo o intenso movimento causado pelo fluxo de pessoas que a atração levará à região, um pequeno povoado com 3 mil habitantes. Contudo, as autoridades locais defenderam a continuidade da obra, uma vez que ela vai estar associada ao vilarejo

                                                         Corsier - Sur- Vevey

                                                            Informações Adicionais

         Este projeto  é apoiado pela Fundação Museu Charlie Chaplin, pelos herdeiros da imagem de Chaplin junto à  Associação  Chaplin, por Bubblles S.A. e  por Roy Export Company Establishment,bem como pelos dez municípios da região de Corsier-Sur-Vevey.
Os membros do Museu Charlie Chaplin são: Michael Chaplin ( Presidente) Victoria Thiérrée Chaplin (Vice-Presidente) Michel Henry, (Secretário), administradores Ursula Bucher (Comunidade de Corsier-sur-Vevey), Gaston Barman (Comunidade de Corseaux), Christopher Chaplin e Kate Guyonvarch (Associação Chaplin).
           Os autores do projeto são Philipe Meylan e Yves Durand.
         Nascido em Vevey, Philippe Meylan é um ávido  amante da arte. Participou de vários leilões e exposições com especialistas internacionais e comerciantes, para não mencionar seu papel como co-colaborador e principal organizador do Museu Charlie Chaplin. Ele é membro do Conselho de Administração do Charlie Chaplin Museum Foundation, bem como Presidente de Chaplin Museum Development SA, a empresa que supervisiona o desenvolvimento e operação do projeto museográfico dedicado ao grande artista e cineasta.
          Yves Durand é designer e artista museográfico.Depois de formar sua própria empresa de marketing e consultoria, deu palestras sobre comunicação e marketing em uma importante universidade canadense. Foi o autor de uma série de estudos e análises no desenvolvimento e comercialização de produtos turísticos combinando cultura e entretenimento. É presidente da Expérience International Inc. e, juntamente com seu colega e parceiro Philippe Meylan, é co-colaborador e administrador do Museu Charlie Chaplin.

Um comentário:

  1. Que espetáculo, visitar o museu Charlie Chaplin. Um dia se Deus me permitir irei conhecer esse museu. Parabéns pela postagem, tudo aqui me encantou. Abraços, Cláudio Roque

    ResponderExcluir